• Camiseta
  • Nome
  • Destino
  • Visita
  • Duração
  • Idade
Mulher #1 #1
Mulher #2 #2
Mulher #3 #3
Mulher #4 #4
Mulher #5 #5
  • A mulher de camiseta Azul viajará para o Marrocos.
  • A mulher que viajará por 15 dias tem 50 anos.
  • A mulher de 35 anos está exatamente à esquerda da mulher que visitará o Sobrinho.
  • A mulher de 45 anos está em algum lugar à direita da mulher de camiseta Branca.
  • Na terceira posição está a mulher mais velha.
  • A mulher de camiseta Branca está em algum lugar à esquerda da mulher que viajará durante 5 dias.
  • Na quinta posição está a mulher que vai visitar o Tio.
  • Joana está ao lado da mulher que vai para a Austrália.
  • A mulher de 35 anos está exatamente à esquerda da mulher que viajará durante 20 dias.
  • A mulher de camiseta Vermelha está em algum lugar entre a mulher de camiseta Rosa e a mulher de camiseta Verde, nessa ordem.
  • A mulher de 45 anos está exatamente à direita da mulher que viajará para Santiago.
  • A mulher de camiseta Verde está em algum lugar à esquerda da mulher de 40 anos.
  • Celina está exatamente à direita da mulher que viajará durante 15 dias.
  • Uma das mulheres visitará o Avô no Chile.
  • A mulher que viajará para Sydney está exatamente à esquerda da mulher que visitará o Primo.
  • Leonor viajará durante 15 dias.
  • Ana está ao lado da mulher que vai visitar o Avô.
  • A mulher de camiseta Vermelha está em algum lugar entre a mulher que viajará durante 25 dias e a Ana, nessa ordem.
  • A mulher que vai visitar o Primo está ao lado da mulher de camiseta Branca.
  • Joana está de camiseta Rosa.
  • A mulher que viajará para Tailândia está exatamente à direita da mulher de 30 anos.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para ver a nossa lista completa de problemas.

Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

Você pode baixar uma versão em PDF desse problema de lógica.

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Benefícios Cognitivos dos Problemas de Lógica

Problemas de lógica estimulam o cérebro em pensamento crítico e raciocínio dedutivo. Resolver esses desafios frequentemente exige que o indivíduo analise pistas, estabeleça conexões e descarte opções inválidas para chegar à solução correta. Esse exercício mental não apenas aprimora habilidades lógicas, mas também melhora a concentração, a precisão e as capacidades analíticas.

Pesquisas sobre cognição indicam que o contanto constante com problemas de lógica pode oferecer benefícios duradouros. Eles podem ajudar na melhoria de habilidades para resolver problemas complexos e também são úteis para reforçar a memória e a retenção de informações.

Problemas de Lógica na Escola

Problemas de lógica estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes educacionais como uma ferramenta para ensinar habilidades de lógica e raciocínio. Professores e educadores veem esses desafios como uma forma eficaz de envolver os alunos em aprendizado ativo, já que eles demandam a aplicação de pensamento crítico para resolver problemas complexos. Os problemas podem ser ajustados para diferentes níveis de dificuldade, tornando-os acessíveis para alunos de diversas idades e habilidades. Podem ser empregados como exercícios isolados ou integrados em um currículo mais amplo focado em matemática, lógica ou ciência da computação.

Além da sala de aula, problemas de lógica também são usados em competições educacionais e atividades extracurriculares para desafiar os alunos e incentivar o trabalho em equipe. O processo de resolução colaborativa desses desafios pode auxiliar os estudantes a aprender a se comunicar de forma eficaz, dividir tarefas e pensar de maneira organizada. Essa abordagem prática ao aprendizado torna conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, enriquecendo assim a experiência educacional.

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Geniol+