• Camiseta
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  • Idade
  • Matéria
Estudante #1 #1
Estudante #2 #2
Estudante #3 #3
Estudante #4 #4
Estudante #5 #5
  • A menina de camiseta Amarela pegou emprestado o livro de Ficção científica.
  • Clarissa está exatamente à esquerda de Andressa.
  • A estudante de Branco está em algum lugar à esquerda da estudante de Laranja.
  • Quem escolheu o livro de 100 páginas está ao lado de quem tem 13 anos.
  • A menina que pegou emprestado o livro de Drama está exatamente à direita da menina de Vermelho.
  • Inês está exatamente à esquerda de Clarissa.
  • O livro de 150 páginas foi pego emprestado pela estudante que gosta de Artes.
  • A menina de 13 anos está em algum lugar à direita da menina de camiseta Amarela.
  • A estudante que gosta de História pegou emprestado o livro de Mistério.
  • Em uma das pontas está a garota de 12 anos.
  • Inês está exatamente à esquerda da estudante que gosta de Biologia.
  • A menina de Laranja pegou emprestado o maior livro.
  • Inês pegou emprestado o livro de Fantasia.
  • A menina mais velha está ao lado da menina que pegou emprestado o livro de 200 páginas.
  • Geografia é a matéria favorita da estudante de Azul.
  • A garota que gosta de Artes pegou emprestado o livro de Terror.
  • A menina de 11 anos está exatamente à direita da menina de 14 anos.
  • Talita está ao lado da estudante de camiseta Azul.
  • Inês tem 12 anos.
  • A garota de Azul está em algum lugar à esquerda da garota que gosta de História.
  • A menina mais nova está exatamente à esquerda da menina mais velha.
  • Clarissa está ao lado da estudante que gosta de Artes.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para ver a nossa lista completa de problemas.

Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

Você pode baixar uma versão em PDF desse problema de lógica.

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Benefícios Cognitivos dos Problemas de Lógica

Problemas de lógica estimulam o cérebro em pensamento crítico e raciocínio dedutivo. Resolver esses desafios frequentemente exige que o indivíduo analise pistas, estabeleça conexões e descarte opções inválidas para chegar à solução correta. Esse exercício mental não apenas aprimora habilidades lógicas, mas também melhora a concentração, a precisão e as capacidades analíticas.

Pesquisas sobre cognição indicam que o contanto constante com problemas de lógica pode oferecer benefícios duradouros. Eles podem ajudar na melhoria de habilidades para resolver problemas complexos e também são úteis para reforçar a memória e a retenção de informações.

Problemas de Lógica na Escola

Problemas de lógica estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes educacionais como uma ferramenta para ensinar habilidades de lógica e raciocínio. Professores e educadores veem esses desafios como uma forma eficaz de envolver os alunos em aprendizado ativo, já que eles demandam a aplicação de pensamento crítico para resolver problemas complexos. Os problemas podem ser ajustados para diferentes níveis de dificuldade, tornando-os acessíveis para alunos de diversas idades e habilidades. Podem ser empregados como exercícios isolados ou integrados em um currículo mais amplo focado em matemática, lógica ou ciência da computação.

Além da sala de aula, problemas de lógica também são usados em competições educacionais e atividades extracurriculares para desafiar os alunos e incentivar o trabalho em equipe. O processo de resolução colaborativa desses desafios pode auxiliar os estudantes a aprender a se comunicar de forma eficaz, dividir tarefas e pensar de maneira organizada. Essa abordagem prática ao aprendizado torna conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, enriquecendo assim a experiência educacional.

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Geniol+