Como jogar

  • Use o mouse para clicar numa célula e escolher um número de 1 a 9 para preenchê-la;
  • Você tem que completar todas as células sem:
    • Repetir números numa mesma linha;
    • Repetir números numa mesma coluna;
    • Repetir números numa mesma grade 3x3.
  • Acesse a nossa página de dicas e estratégias de Sudoku para aprender ainda mais sobre o jogo.

Opções

  • Escolha um dos níveis de dificuldade (muito fácil, fácil, médio, difícil ou muito difícil) que achar mais adequado. Se você nunca jogou Sudoku, comece pelo nível "muito fácil" para entender a dinâmica do jogo. Caso já seja um expert, desafie-se no nível "muito difícil";
  • Use o botão de "desfazer" para voltar a última jogada. Esse botão pode ser utilizado quantas vezes quiser;
  • Clique no botão de "novo jogo" para jogar um novo sudoku com a mesma dificuldade do atual;
  • Use o botão de "esconder/mostrar marcações" para esconder ou exibir os números possíveis em cada célula, tornando o desafio maior ou menor.

Regras

O jogo é constituído por 81 células divididas em 9 grades (3x3 cada), sendo que algumas dessas células já estão preenchidas. A quantidade e a disposição dessas células preenchidas indicam o dificuldade do jogo. Ou seja, quanto menos números aparecem no começo, mais difícil o jogo é.

As regras do Sudoku são bem simples, basta não repetir os números na mesma coluna, na mesma linha nem mesma grade 3x3.

Observação: Essas regras são válidas para o Sudoku tradicional. Algumas variações do Sudoku (Hyper Sudoku, Killer Sudoku, etc) apresentam regras mais específicas.

Estratégias

Como o Sudoku é um jogo de lógica, existem estratégias que podem ser usadas para facilitar a resolução. A seguir apresentaremos algumas delas:

Confira dicas e estratégias mais elaboradas visitando a nossa página de Como Jogar Sudoku.

História do Sudoku

O nome Sudoku vem do japonês, sendo que Su significa "número" e Doku significa "sozinho". O interessante é que apesar do nome ser japonês, o jogo não surgiu no Japão.

A criação do jogo é creditada ao matemático suíço Leonhard Euler, que viveu entre 1707 e 1783 e que teria criado as bases do jogo durante as horas vagas.

Em 1974, após algumas modificações, um jogo chamado "Number Place" foi publicado pela editora americana Dell Magazines, editora responsável por revistinhas de passatempos de raciocínio e lógica.

Não demorou muito para o jogo atravessar o pacífico e chegar no Japão. Em 1984 o jogo apareceu na revista japonesa Monthly Nikolist e em pouco tempo virou um sucesso na terra do sol nascente.

Como o jogo não utiliza letras, ou seja, não depende de um alfabeto, o jogo se espalhou rapidamente pelo mundo e, atualmente, pode ser considerado um "passatempo internacional".

Benefícios de se jogar Sudoku

Pode não parecer, mas o simples fato de jogar Sudoku com frequência pode exercitar bastante o seu cérebro. Confira alguns benefícios proporcionados por esse passatempo: