Dicas e Estratégias

A seguir listamos algumas dicas e estratégias simples que te ajudarão na resolução de um Sudoku.

Com Marcações

Usando as marcações, você pode usar essas dicas bem simples (e até mesmo óbvias):

Número Sozinho

Exemplo de número sozinho no Sudoku

Em qualquer momento, observe atentamente o jogo em busca de células que apresentem apenas um número nas marcações. Isso indica que existe apenas uma possibilidade para aquela célula.

Número Sozinho Oculto

Muitas vezes, ao se olhar atentamente, você pode encontrar um "número sozinho oculto". Esse número não aparece sozinho nas marcações. Ele é o único canditado possível numa linha, coluna ou grade 3x3, só que ele aparece no meio de outros números. Confira na imagem ao lado:

Nessa imagem é possível ver que os números 1 e 8 aparecem apenas uma vez nas suas respectivas grades 3x3. Isso indica que eles devem ser colocados necessariamente naquelas posições.

Exemplo de número sozinho oculto no Sudoku

Pares Sozinhos

1. Se em algum momento você encontrar um mesmo par de números sozinhos nas marcações de um grupo (linha, coluna ou grade), significa que esse par deve necessariamente aparecer nessas duas células. Veja a imagem a seguir:

Exemplo 1 de pares sozinhos no Sudoku

2. Nessa imagem vemos que os números 1 e 3 aparecem sozinhos em duas células, logo eles devem ser usados nessas células. Só não sabemos qual número vai em cada célula. Entretanto, sabemos que os números 1 e 3 não podem aparecer nas outras células vazias. Assim, nos resta apenas uma possibilidade em cada uma.

Exemplo 2 de pares sozinhos no Sudoku

Sem Marcações

Para aqueles que não querem usar as marcações, vamos explicar uma estratégia bem simples e muito útil.

Linhas Cruzadas

A técnica das linhas cruzadas é possivelmente a primeira que as pessoas aprendem quando jogam Sudoku. Os jogadores aprendem na prática mesmo, pois ela é simples e básica.

Nela o jogador deve escolher um número (geralmente aquele que está mais presente no jogo) e traçar retas imaginárias nas linhas e nas colunas nas quais esse número está presente.

No exemplo a seguir, escolhemos o número 9. Encontramos todos os lugares onde ele está presente e traçamos as retas imaginárias nas linhas e colunas para indicar que o número 9 não pode ser colocado nessas posições. Feito isso, marcamos as posições livres com a cor verde.

Estratégia das Linhas Cruzadas - Passo 1

Observação: É importante notar que algumas células vazias, apesar de não terem sido eliminadas pelas retas imaginárias, não foram marcadas como livres pois apresentam o número 9 na mesma grade 3x3.

Ao analisar as posições livres, podemos notar que na grade 3x3 central existe apenas uma posição livre para o número 9, logo podemos colocá-lo nessa posição.

Feito isso, repetimos o processo das retas imaginárias para o número que acabamos de posicionar. Confira o resultado:

Estratégia das Linhas Cruzadas - Passo 2

Novamente devemos analisar as posições livres em busca de uma nova jogada. Como podemos notar, na grade inferior central existe apenas uma posição livre. Assim podemos colocar o número 9 e repetir o procedimento anterior.

Estratégia das Linhas Cruzadas - Passo 3

Desta vez apareceu uma única posição livre no canto inferior esquerdo, então colocamos um 9 nessa posição e damos prosseguimento com a estratégia.

Estratégia das Linhas Cruzadas - Passo 4

Agora podemos ver que temos quatro posições livres para o número 9, sendo que nenhuma delas é única na grade 3x3 em que está. Portanto não sabemos onde colocar o 9 usando apenas essa estratégia.

Um caminho possível é escolher um novo número e repetir essa estratégia que acabamos de descrever. Provavelmente você conseguirá preencher boa parte das células usando apenas essa estratégia.

Agora que você já está por dentro de algumas estratégias, divirta-se e exercite o cérebro jogando Sudoku. Jogar Sudoku

Tempo de Jogo

O tempo de jogo pode variar entre 5 a 30 minutos. O que influência o tempo é a experiência do jogador e o nível de dificuldade do jogo. Quanto mais difícil, mais raciocínio e lógica serão necessários para terminar o jogo.

Níveis de Dificuldade

Aqui no Geniol você encontra cinco níveis de dificuldade (muito fácil, fácil, médio, difícil e muito difícil). Os jogos do nível muito fácil foram criados para aqueles que nunca jogaram o Sudoku ou que estão aprendendo a jogar, pois boa parte das células já estão preenchidas.

Já os outros níveis exigirão um pouco mais do seu cérebro. Esses níveis apresentam algum tipo de simetria (horizontal, vertical, diagonal ou radial), ou seja, os números aparecem "espelhados". Isso faz com que algums técnicas e estratégias (mesmo que básicas) sejam necessárias.

As Marcações

Outra característica interessante do Sudoku do Geniol são as marcações. As marcações exibem quais são os possíveis números numa determinada célula.

Para os jogadores mais experientes, as marcações podem fazer com que o jogo "perca a graça", por isso existe a possibilidade de "esconder as marcações". Já para os jogadores iniciantes, as marcações podem ser uma ferramenta de grande utilidade, pois dá uma ampla visão do jogo sem que seja necessário se pensar muito.

A nossa recomendação é que as marcações sejam utilizadas quando está se aprendendo a jogar. Assim você aprenderá a jogar com maior rapidez e posteriormente exercitará e desafiará ainda mais o cérebro.