• QIzilla 1

    Encontre os padrões em cada uma das 38 questões deste Teste de QI para descobrir o quão inteligente você é.

  • QIzilla 2

    Observe atentamente as matrizes para reconhecer padrões e acertar o maior número de questões deste Teste de QI.

Esses Testes de QI foram originalmente publicados pelo Brainzilla, o qual autorizou a sua redistribuição em português.

Sobre Testes de QI

Em 1905 os psicólogos franceses Alfred Binet e Théodore Simon criaram o primeiro teste de inteligência moderno. O teste de Binet-Simon, que tinha como objetivo medir a inteligência de crianças, foi um grande sucesso e logo espalhou-se da França para a Europa e para a América.

Anos mais tarde, o psicólogo alemão William Stern criou o termo "IQ", um acrônimo para Intelligenz-Quotient, que em português significa Quociente de Inteligência (QI). Essa pontuação (quociente) advinha de um teste aplicado por psicólogos para quantificar a inteligência de um individuo.

Atualmente, existem alguns testes de QI famosos, sendo que provavelmente os mais utilizados em todo o mundo são os "testes de QI de Wechsler" (Wechsler IQ tests).

A seguir, listamos uma tabela de QI, apenas para servir de referência, que contém a Escala de Inteligência Wechsler para Adultos - Quarta Edição (WAIS–IV):

Intervalos de QI Classificação do QI
130 ou mais Muito Superior
120–129 Superior
109–119 Acima da Média
90–109 Na Média
80–89 Abaixo da Média
70–79 Bem Abaixo da Média
69 ou menos Extremamente Baixo

Para se ter uma ideia, a média do QI brasileiro é algo entre 83 e 87, de acordo com os sites WordData e World Population Review. Isso significa, de acordo com esses mesmos sites, que na média somos menos inteligentes do que os argentinos (pontuação entre 90 e 93) e os chilenos (pontuação entre 89 e 90).