• Camiseta
  • Nome
  • Sangue
  • Idade
  • Peso
  • Profissão
Doadora #1 #1
Doadora #2 #2
Doadora #3 #3
Doadora #4 #4
Doadora #5 #5
  • A doadora de sangue A+ está ao lado da doadora de sangue B+.
  • Bruna está em uma das pontas.
  • A mulher de 70 kg está em algum lugar à direita da mulher de camiseta Azul.
  • A Atriz está ao lado da Cozinheira.
  • Karina tem 40 anos.
  • A doadora de camiseta Verde está em algum lugar à esquerda da Florista.
  • A mulher mais velha pesa 60 kg.
  • Bruna está ao lado de Natália.
  • A mulher de 35 anos está exatamente à esquerda da mulher de 30 anos.
  • A mulher mais leve está em algum lugar entre a mulher de sangue O- e a mulher de 70 kg, nessa ordem.
  • Karina está em uma das pontas.
  • A doadora de camiseta Verde está em algum lugar à direita da mulher de camiseta Roxa.
  • A mulher de 65 kg tem sangue B+.
  • A doadora mais nova está ao lado da mulher de 30 anos.
  • A mulher considerada receptora universal está exatamente à esquerda da doadora de sangue A+.
  • Melissa está em algum lugar à direita da mulher de Verde.
  • A mulher de Roxo está em algum lugar entre a Atriz e a mulher de camiseta Vermelha, nessa ordem.
  • Em uma das pontas está a mulher de 60 kg.
  • A doadora universal tem 35 anos.
  • A Florista está em algum lugar entre a Atriz e a Engenheira, nessa ordem.
  • A mulher de camiseta Vermelha está em algum lugar à direita da mulher de camiseta Preta.
  • A doadora de sangue AB+ está ao lado da doadora de 25 anos.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para ver a nossa lista completa de problemas.

Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

Você pode baixar uma versão em PDF desse problema de lógica.

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Benefícios Cognitivos dos Problemas de Lógica

Problemas de lógica estimulam o cérebro em pensamento crítico e raciocínio dedutivo. Resolver esses desafios frequentemente exige que o indivíduo analise pistas, estabeleça conexões e descarte opções inválidas para chegar à solução correta. Esse exercício mental não apenas aprimora habilidades lógicas, mas também melhora a concentração, a precisão e as capacidades analíticas.

Pesquisas sobre cognição indicam que o contanto constante com problemas de lógica pode oferecer benefícios duradouros. Eles podem ajudar na melhoria de habilidades para resolver problemas complexos e também são úteis para reforçar a memória e a retenção de informações.

Problemas de Lógica na Escola

Problemas de lógica estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes educacionais como uma ferramenta para ensinar habilidades de lógica e raciocínio. Professores e educadores veem esses desafios como uma forma eficaz de envolver os alunos em aprendizado ativo, já que eles demandam a aplicação de pensamento crítico para resolver problemas complexos. Os problemas podem ser ajustados para diferentes níveis de dificuldade, tornando-os acessíveis para alunos de diversas idades e habilidades. Podem ser empregados como exercícios isolados ou integrados em um currículo mais amplo focado em matemática, lógica ou ciência da computação.

Além da sala de aula, problemas de lógica também são usados em competições educacionais e atividades extracurriculares para desafiar os alunos e incentivar o trabalho em equipe. O processo de resolução colaborativa desses desafios pode auxiliar os estudantes a aprender a se comunicar de forma eficaz, dividir tarefas e pensar de maneira organizada. Essa abordagem prática ao aprendizado torna conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, enriquecendo assim a experiência educacional.

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Geniol+