• Caneca
  • Nome
  • Bebida
  • Item
  • Contratado
  • Idade
Funcionário #1 #1
Funcionário #2 #2
Funcionário #3 #3
Funcionário #4 #4
Funcionário #5 #5
  • Na terceira posição está o funcionário que tem um Porta retrato na mesa.
  • Mauro está em algum lugar entre o funcionário mais novo e o Luiz, nessa ordem.
  • Em uma das pontas está quem tem um Globo como item decorativo.
  • Roberto está em algum lugar à direita do dono da caneca Vermelha.
  • O homem que está bebendo Água está ao lado do homem que está bebendo Energético.
  • Bento é o funcionário mais antigo do escritório.
  • O homem de 45 anos está em algum lugar à direita do homem da caneca Branca.
  • Quem tem um Jarro na mesa está exatamente à esquerda do dono da caneca Verde.
  • Na terceira posição está o homem que está bebendo Energético.
  • O dono da caneca Verde está ao lado de quem está bebendo Chá.
  • O funcionário de 40 anos está na segunda posição.
  • Dante está usando a caneca Azul.
  • O funcionário da caneca Branca está em algum lugar à esquerda do funcionário contratado em 2016.
  • Quem tem uma Escultura na mesa está exatamente à direita de quem tem um Porta retrato como item decorativo.
  • Na quarta posição está o funcionário que está bebendo Suco.
  • Bento está exatamente à direita do homem de 35 anos.
  • O funcionário mais velho está ao lado do funcionário que tem um Globo na mesa.
  • O dono da caneca Vermelha está em algum lugar à esquerda do funcionário contratado em 2014.
  • O funcionário com menos tempo na empresa está em algum lugar entre o Dante e o funcionário contratado em 2015, nessa ordem.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para ver a nossa lista completa de problemas.

Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

Você pode baixar uma versão em PDF desse problema de lógica.

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Benefícios Cognitivos dos Problemas de Lógica

Problemas de lógica estimulam o cérebro em pensamento crítico e raciocínio dedutivo. Resolver esses desafios frequentemente exige que o indivíduo analise pistas, estabeleça conexões e descarte opções inválidas para chegar à solução correta. Esse exercício mental não apenas aprimora habilidades lógicas, mas também melhora a concentração, a precisão e as capacidades analíticas.

Pesquisas sobre cognição indicam que o contanto constante com problemas de lógica pode oferecer benefícios duradouros. Eles podem ajudar na melhoria de habilidades para resolver problemas complexos e também são úteis para reforçar a memória e a retenção de informações.

Problemas de Lógica na Escola

Problemas de lógica estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes educacionais como uma ferramenta para ensinar habilidades de lógica e raciocínio. Professores e educadores veem esses desafios como uma forma eficaz de envolver os alunos em aprendizado ativo, já que eles demandam a aplicação de pensamento crítico para resolver problemas complexos. Os problemas podem ser ajustados para diferentes níveis de dificuldade, tornando-os acessíveis para alunos de diversas idades e habilidades. Podem ser empregados como exercícios isolados ou integrados em um currículo mais amplo focado em matemática, lógica ou ciência da computação.

Além da sala de aula, problemas de lógica também são usados em competições educacionais e atividades extracurriculares para desafiar os alunos e incentivar o trabalho em equipe. O processo de resolução colaborativa desses desafios pode auxiliar os estudantes a aprender a se comunicar de forma eficaz, dividir tarefas e pensar de maneira organizada. Essa abordagem prática ao aprendizado torna conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, enriquecendo assim a experiência educacional.

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Geniol+