• Camiseta
  • Nome
  • Sobrenome
  • Pintor
  • Chegada
  • Idade
Mulher #1 #1
Mulher #2 #2
Mulher #3 #3
Mulher #4 #4
Mulher #5 #5
  • Isis está em uma das pontas.
  • A mulher de camiseta Vermelha está em algum lugar entre a mulher que foi ver as pinturas de Rafael e a mulher de 40 anos, nessa ordem.
  • A Sra. Lima está ao lado da mulher que gosta das obras de Botticelli.
  • A mulher de camiseta Vermelha está em algum lugar à esquerda da Sra. Almeida.
  • Tatiane foi a primeira a chegar na exposição.
  • A mulher de camiseta Verde está exatamente à direita da mulher de 40 anos.
  • Em uma das pontas está a mulher que chegou às 14:30.
  • Isis está ao lado da Sra. Oliveira.
  • A mulher de 31 anos foi à exposição para ver as pinturas de Caravaggio.
  • Débora está exatamente à direita da mulher que chegou às 15:00 horas.
  • A mulher de camiseta Roxa está em algum lugar à esquerda da mulher que gosta das obras de Leonardo da Vinci.
  • A mulher de camiseta Vermelha está em algum lugar entre a Sra. Silva e a mulher mais nova, nessa ordem.
  • Na terceira posição está a mulher que foi à exposição para ver as obras de Sandro Botticelli.
  • Sra. Costa está em uma das pontas.
  • A mulher de 24 anos chegou às 15:00 horas na exposição.
  • Roberta está em algum lugar entre a Sra. Silva e a Sra. Lima, nessa ordem.
  • A mulher de camiseta Azul gosta das pinturas de Rafael.
  • Em uma das pontas está a mulher de 20 anos.
  • A mulher que foi ver as obras de Caravaggio está exatamente à esquerda da mulher que chegou às 16:00.
  • Sra. Lima está de camiseta Roxa.
  • A mulher mais velha está exatamente à direita da mulher de camiseta Vermelha.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para ver a nossa lista completa de problemas.

Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

Você pode baixar uma versão em PDF desse problema de lógica.

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Benefícios Cognitivos dos Problemas de Lógica

Problemas de lógica estimulam o cérebro em pensamento crítico e raciocínio dedutivo. Resolver esses desafios frequentemente exige que o indivíduo analise pistas, estabeleça conexões e descarte opções inválidas para chegar à solução correta. Esse exercício mental não apenas aprimora habilidades lógicas, mas também melhora a concentração, a precisão e as capacidades analíticas.

Pesquisas sobre cognição indicam que o contanto constante com problemas de lógica pode oferecer benefícios duradouros. Eles podem ajudar na melhoria de habilidades para resolver problemas complexos e também são úteis para reforçar a memória e a retenção de informações.

Problemas de Lógica na Escola

Problemas de lógica estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes educacionais como uma ferramenta para ensinar habilidades de lógica e raciocínio. Professores e educadores veem esses desafios como uma forma eficaz de envolver os alunos em aprendizado ativo, já que eles demandam a aplicação de pensamento crítico para resolver problemas complexos. Os problemas podem ser ajustados para diferentes níveis de dificuldade, tornando-os acessíveis para alunos de diversas idades e habilidades. Podem ser empregados como exercícios isolados ou integrados em um currículo mais amplo focado em matemática, lógica ou ciência da computação.

Além da sala de aula, problemas de lógica também são usados em competições educacionais e atividades extracurriculares para desafiar os alunos e incentivar o trabalho em equipe. O processo de resolução colaborativa desses desafios pode auxiliar os estudantes a aprender a se comunicar de forma eficaz, dividir tarefas e pensar de maneira organizada. Essa abordagem prática ao aprendizado torna conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, enriquecendo assim a experiência educacional.

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Geniol+