• Caderno
  • Name
  • Presidente
  • Palavras
  • Ajuda
  • Idade
Estudante #1 #1
Estudante #2 #2
Estudante #3 #3
Estudante #4 #4
Estudante #5 #5
  • A estudante que fez a redação sobre a primeira presidente do Brasil está exatamente à esquerda da estudante de 10 anos.
  • A aluna que tem o caderno Roxo recebeu ajuda do Pai para fazer a redação.
  • Em uma das pontas está a menina mais nova.
  • Na primeira posição está a estudante que fez a redação sobre Juscelino Kubitschek.
  • Leila está exatamente à direita da aluna que teve ajuda do Pai para fazer a redação.
  • Alice fez uma redação contendo 350 palavras.
  • A menina de 10 anos está ao lado da estudante que escreveu sobre Dilma Rousseff.
  • A aluna do caderno Vermelho está em algum lugar à esquerda da aluna que recebeu ajuda da Irmã para fazer a redação.
  • A estudante que fez a redação de 450 palavras está em algum lugar entre a estudante que fez a redação de 300 palavras e a estudante que teve ajuda do Pai, nessa ordem.
  • Em uma das pontas está a aluna que escreveu sobre o primeiro presidente do Brasil.
  • Na quarta posição está a estudante que recebeu ajuda da Mãe para fazer a redação.
  • Alice está exatamente à direita da aluna de 11 anos.
  • A menina do caderno Verde está em algum lugar entre a aluna que fez uma redação contendo 300 palavras e a menina mais velha, nessa ordem.
  • Em uma das pontas está a estudante que escreveu 400 palavras na redação.
  • A aluna que escreveu sobre o presidente que ajudou a implementar o Plano Real está em algum lugar à direita da aluna que tem o caderno Verde.
  • Giovana fez a redação mais longa.
  • A menina do caderno Verde está em algum lugar entre a menina do caderno Preto e a menina que escreveu sobre Dilma Rousseff, nessa ordem.
  • A estudante que recebeu ajuda do Pai para fazer a redação está ao lado da estudante que escreveu 450 palavras na redação.
  • Madalena está na quinta posição.
  • A aluna que teve ajuda do Irmão está ao lado da aluna que tem o caderno Roxo.
  • A estudante do caderno Azul tem 12 anos.
  • A estudante que mencionou o processo de impeachment de 2016 em sua redação está exatamente à direita da estudante que fez uma redação contendo 450 palavras.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para ver a nossa lista completa de problemas.

Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

Você pode baixar uma versão em PDF desse problema de lógica.

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para Imprimir para baixar e imprimir outros Problemas de Lógica.

Benefícios Cognitivos dos Problemas de Lógica

Problemas de lógica estimulam o cérebro em pensamento crítico e raciocínio dedutivo. Resolver esses desafios frequentemente exige que o indivíduo analise pistas, estabeleça conexões e descarte opções inválidas para chegar à solução correta. Esse exercício mental não apenas aprimora habilidades lógicas, mas também melhora a concentração, a precisão e as capacidades analíticas.

Pesquisas sobre cognição indicam que o contanto constante com problemas de lógica pode oferecer benefícios duradouros. Eles podem ajudar na melhoria de habilidades para resolver problemas complexos e também são úteis para reforçar a memória e a retenção de informações.

Problemas de Lógica na Escola

Problemas de lógica estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes educacionais como uma ferramenta para ensinar habilidades de lógica e raciocínio. Professores e educadores veem esses desafios como uma forma eficaz de envolver os alunos em aprendizado ativo, já que eles demandam a aplicação de pensamento crítico para resolver problemas complexos. Os problemas podem ser ajustados para diferentes níveis de dificuldade, tornando-os acessíveis para alunos de diversas idades e habilidades. Podem ser empregados como exercícios isolados ou integrados em um currículo mais amplo focado em matemática, lógica ou ciência da computação.

Além da sala de aula, problemas de lógica também são usados em competições educacionais e atividades extracurriculares para desafiar os alunos e incentivar o trabalho em equipe. O processo de resolução colaborativa desses desafios pode auxiliar os estudantes a aprender a se comunicar de forma eficaz, dividir tarefas e pensar de maneira organizada. Essa abordagem prática ao aprendizado torna conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, enriquecendo assim a experiência educacional.

5

Geniol+