• Camiseta
  • Nome
  • Tema
  • Peças
  • Tempo
  • Idade
Menino #1 #1
Menino #2 #2
Menino #3 #3
Menino #4 #4
Menino #5 #5
  • O menino que montou o quebra-cabeça de 2000 peças está ao lado do menino que montou o quebra-cabeça temático de Natureza.
  • O garoto de camiseta Preta está em algum lugar entre o garoto mais novo e o garoto que montou o quebra-cabeça em 12 horas, nessa ordem.
  • O menino de camiseta Azul está em algum lugar à esquerda do menino que gastou 6 horas para montar o quebra-cabeça.
  • O garoto mais velho montou o quebra-cabeça de 800 peças.
  • O menino que montou o quebra-cabeça temático de Praia está em algum lugar à direita do menino de Azul.
  • O menino que montou o quebra-cabeça de 1600 peças está em algum lugar entre Charles e o menino de 14 anos, nessa ordem.
  • O garoto de camiseta Vermelha está exatamente à esquerda do garoto que montou o quebra-cabeça temático de Carro.
  • Charles está ao lado do garoto que levou 10 horas para montar o quebra-cabeça.
  • O menino de camiseta Branca tem 13 anos.
  • O menino que montou o quebra-cabeça temático de Carro está ao lado do garoto que montou o quebra-cabeça com maior número de peças.
  • O garoto de camiseta Azul montou o quebra-cabeça de 1200.
  • Na quarta posição está o menino de 11 anos.
  • Sérgio está ao lado do menino de camiseta Azul.
  • Milton tem 11 anos.
  • O menino de Preto está em algum lugar entre o menino de Verde e o menino que montou o quebra-cabeça de 2400 peças, nessa ordem.
  • Sérgio está exatamente à esquerda do garoto que levou 4 horas para montar o quebra-cabeça.
  • Edílson está na quinta posição.
  • Em uma das pontas está o garoto que montou o quebra-cabeça temático de Animal.
  • O quebra-cabeça de Natureza foi montado em 10 horas.
  • Sérgio montou o quebra-cabeça dele em 12 horas.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para ver a nossa lista completa de problemas.

Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

Você pode baixar uma versão em PDF desse problema de lógica.

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Benefícios Cognitivos dos Problemas de Lógica

Problemas de lógica estimulam o cérebro em pensamento crítico e raciocínio dedutivo. Resolver esses desafios frequentemente exige que o indivíduo analise pistas, estabeleça conexões e descarte opções inválidas para chegar à solução correta. Esse exercício mental não apenas aprimora habilidades lógicas, mas também melhora a concentração, a precisão e as capacidades analíticas.

Pesquisas sobre cognição indicam que o contanto constante com problemas de lógica pode oferecer benefícios duradouros. Eles podem ajudar na melhoria de habilidades para resolver problemas complexos e também são úteis para reforçar a memória e a retenção de informações.

Problemas de Lógica na Escola

Problemas de lógica estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes educacionais como uma ferramenta para ensinar habilidades de lógica e raciocínio. Professores e educadores veem esses desafios como uma forma eficaz de envolver os alunos em aprendizado ativo, já que eles demandam a aplicação de pensamento crítico para resolver problemas complexos. Os problemas podem ser ajustados para diferentes níveis de dificuldade, tornando-os acessíveis para alunos de diversas idades e habilidades. Podem ser empregados como exercícios isolados ou integrados em um currículo mais amplo focado em matemática, lógica ou ciência da computação.

Além da sala de aula, problemas de lógica também são usados em competições educacionais e atividades extracurriculares para desafiar os alunos e incentivar o trabalho em equipe. O processo de resolução colaborativa desses desafios pode auxiliar os estudantes a aprender a se comunicar de forma eficaz, dividir tarefas e pensar de maneira organizada. Essa abordagem prática ao aprendizado torna conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, enriquecendo assim a experiência educacional.

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Geniol+