• Camiseta
  • Nome
  • Fobia
  • Consulta
  • Profissão
  • Idade
Paciente #1 #1
Paciente #2 #2
Paciente #3 #3
Paciente #4 #4
Paciente #5 #5
  • A paciente de camiseta Rosa está em algum lugar entre a paciente de camiseta Azul e a paciente que tem consulta às 14:00 horas, nessa ordem.
  • Na terceira posição está a mulher que tem Aracnofobia.
  • A Professora está ao lado da paciente de camiseta Roxa.
  • A paciente com consulta às 16:00 horas está ao lado da paciente com consulta às 14:00 horas.
  • Denise está ao lado da mulher que tem medo de Cachorros.
  • A mulher que tem medo de Cachorros está exatamente à esquerda de Nádia.
  • Em uma das pontas está a mulher de 45 anos.
  • A Médica está em algum lugar entre a paciente de 30 anos e a Nádia, nessa ordem.
  • A paciente de 45 anos está exatamente à direita da paciente que tem consulta às 18:00 horas.
  • A mulher de camiseta Roxa está em algum lugar à esquerda da mulher mais velha.
  • A Professora está ao lado da mulher que tem Ofidiofobia.
  • A paciente de Rosa está em algum lugar entre a paciente que tem medo de Altura e a paciente de 45 anos, nessa ordem.
  • A mulher de Branco está em uma das pontas.
  • Rita está exatamente à esquerda da paciente que tem consulta às 17:00 horas.
  • A Garçonete está ao lado da mulher de 40 anos.
  • A mulher de Rosa está ao lado da mulher de Azul.
  • Em uma das pontas está a paciente mais nova.
  • A Atriz está ao lado da Professora.
  • A paciente com medo de Germes está exatamente à direita da mulher com medo de Aranhas.
  • A Atriz está ao lado da paciente que tem consulta às 16:00 horas.
  • A mulher de camiseta Branca está em algum lugar à direita da mulher de camiseta Azul.
  • Elisa está ao lado da Garçonete.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

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Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

Você pode baixar uma versão em PDF desse problema de lógica.

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