• Gravata
  • Nome
  • Destino
  • Partida
  • Portão
  • Idade
Empresário #1 #1
Empresário #2 #2
Empresário #3 #3
Empresário #4 #4
Empresário #5 #5
  • O empresário de 40 anos está exatamente à esquerda do empresário cujo embarque será no portão 12.
  • O homem que vai para Sydney está em algum lugar à direita do homem de gravata Azul.
  • O empresário mais velho vai para a África do Sul.
  • Ricardo está em algum lugar entre quem partirá às 19:00 e o Heitor, nessa ordem.
  • Flávio está ao lado do homem que vai para Tóquio.
  • O empresário de gravata Azul está ao lado do empresário que embarcará no portão 5.
  • O homem de gravata Verde está em algum lugar à esquerda do homem que embarcará no portão 17.
  • Em uma das pontas está o homem que vai para o continente Asiático.
  • Quem embarcará no portão 5 está em algum lugar à direita de quem está usando gravata Vermelha.
  • O homem de 45 anos está na quinta posição.
  • O empresário cuja partida será às 18:00 está ao lado do empresário de gravata Branca.
  • O homem de gravata Vermelha está em algum lugar entre o homem cujo embarque será no portão 7 e o Alexandre, nessa ordem.
  • Em uma das pontas está o homem de 50 anos.
  • O voo para Londres sairá às 17:00.
  • Na quarta posição está o homem de gravata Verde.
  • O empresário de 50 anos embarcará no portão 7.
  • Gustavo está em uma das pontas.
  • O homem de 55 anos está ao lado do homem de gravata Vermelha.
  • O empresário mais novo partirá às 19:00.
  • O homem de gravata Vermelha está em algum lugar à esquerda do homem cujo voo é às 18:30.
  • Alexandre está em uma das pontas.

Como jogar

  • Comece lendo todas as dicas;
  • Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica:
    • O Norueguês vive na primeira casa.
  • Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão;
  • O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

Erros comuns

Normalmente, as pessoas se confundem quando aparecem dicas com os seguintes termos em destaque:

  1. X está exatamente à esquerda/direita de Y;
  2. X está em algum lugar à esquerda/direita de Y;
  3. X está em algum lugar entre Y e Z, nessa ordem.

No primeiro caso (1), os itens relacionados SÃO necessariamente vizinhos (adjacentes) um do outro. No segundo caso (2), os itens PODEM ser vizinhos, mas não necessariamente precisam ser. No último caso (3), está indicado que X está entre Y e Z, ou seja, Y, X, Z, e somente nessa ordem. Além disso, Y, X e Z podem ou não ser vizinhos (adjacentes).

Mais Problemas de Lógica

Visite a nossa página de Problemas de Lógica para ver a nossa lista completa de problemas.

Treine o seu inglês: dê um Google por "zebra puzzles" e clique no primeiro link. Lá você encontrará novos problemas de lógica em inglês criados por nós.

Está com dificuldades?

Se mesmo após ler as instruções você está com dificuldades, jogue os problemas de lógica básicos listados a seguir. Eles são simples e perfeitos para aqueles que precisam de uma ajuda no começo.

Versão para imprimir

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Benefícios Cognitivos dos Problemas de Lógica

Problemas de lógica estimulam o cérebro em pensamento crítico e raciocínio dedutivo. Resolver esses desafios frequentemente exige que o indivíduo analise pistas, estabeleça conexões e descarte opções inválidas para chegar à solução correta. Esse exercício mental não apenas aprimora habilidades lógicas, mas também melhora a concentração, a precisão e as capacidades analíticas.

Pesquisas sobre cognição indicam que o contanto constante com problemas de lógica pode oferecer benefícios duradouros. Eles podem ajudar na melhoria de habilidades para resolver problemas complexos e também são úteis para reforçar a memória e a retenção de informações.

Problemas de Lógica na Escola

Problemas de lógica estão sendo cada vez mais utilizados em ambientes educacionais como uma ferramenta para ensinar habilidades de lógica e raciocínio. Professores e educadores veem esses desafios como uma forma eficaz de envolver os alunos em aprendizado ativo, já que eles demandam a aplicação de pensamento crítico para resolver problemas complexos. Os problemas podem ser ajustados para diferentes níveis de dificuldade, tornando-os acessíveis para alunos de diversas idades e habilidades. Podem ser empregados como exercícios isolados ou integrados em um currículo mais amplo focado em matemática, lógica ou ciência da computação.

Além da sala de aula, problemas de lógica também são usados em competições educacionais e atividades extracurriculares para desafiar os alunos e incentivar o trabalho em equipe. O processo de resolução colaborativa desses desafios pode auxiliar os estudantes a aprender a se comunicar de forma eficaz, dividir tarefas e pensar de maneira organizada. Essa abordagem prática ao aprendizado torna conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, enriquecendo assim a experiência educacional.

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Geniol+